segunda-feira, 20 de abril de 2009

O QUE FAZER COM O ESPAÇO EMBAIXO DA ESCADA?

Revestida de pau-marfim, a parte inferior da escada (com 2,75 x 1,44 x 0,75 m) apóia-se numa estrutura de madeira. Dentro dela, foram embutidas 13 gavetas. Com 16 cm de altura e 50 cm de largura, essas peças não alcançam o fundo da escada: têm 45 cm de profundidade. Um patamar (com 1,60 x 0,18 x 0,75 m) leva ao segundo lance, de estrutura metálica. Para sustentar esse bloco, instalou-se uma viga no teto.


Que tal uma lareira, revestida de tábuas de eucalipto envelhecido, para garantir o calor do fogo no inverno?!


Graças à profundidade de 70 cm, foi possível instalar, sob a escada, um depósito e um móvel para os objetos decorativos. Na parte de trás, há o depósito de 40 cm, em que ficam armazenados enfeites de natal, vasos e fotografias. Para facilitar o acesso a essas caixas, a estante, que acompanha o desenho do espaço e ocupa apenas 30 cm de profundidade do vão, ganhou rodízios. Atenção: antes de instalar prateleiras no vão da escada, certifique-se de que não haverá canos por trás das paredes.


Neste apartamento, o vão da escada não só foi aproveitado como também teve os degraus escondidos – como é hall de entrada, fez-se questão de um visual bonito. Com lambris de MDF, a parede foi forrada até o teto, criando um painel com direito a aparador e espelho, armários e nichos. Sob a escada, um fundo falso produziu vários níveis de profundidade. Os armários superiores ficaram com 70 cm, e os inferiores, destinados a organizar os apetrechos de bar, têm 40 cm. Há ainda os nichos para peças decorativas, de 60 cm.


Este móvel aproveita totalmente o vão sob a escada, onde tem espaço para bebidas, copos e louças. O nicho central de peroba-do-campo e fundo espelhado, iluminado por cinco minidicróicas embutidas, se destaca na superfície de laca branca acetinada. As duas mesas auxiliares, retráteis, dão mais bossa ao discreto e sofisticado bar. Nos armários inferiores, a profundidade é de generosos 70 cm, a mesma da adega.


Quando a escada demolida deu lugar a outra, o lavabo abaixo dela ficou mais largo e ganhou um vitrô. O tom escolhido para a pintura, um vermelho forte, faz par com a madeira da escada e a teca usada na bancada. Uma dica: caso pense nessa solução, quando o pé-direito permitir, não se esqueça de planejar a ventilação do lavabo.


Móvel para TV. Na reforma, cobriu-se a estrutura metálica da escada, que ficava aparente, para criar a estante de MDF laqueado. A parte vertical dos degraus, que até então era vazada, ganhou placas também de MDF pintadas de branco. O móvel tem o contorno irregular, moldado pelos degraus. Para disfarçar, foram embutidos nichos assimétricos. A porta falsa, no armário superior, esconde parte da escada.
OBS: Podemos também fazer embaixo da escada um espaço para escritório, colocar grandes vasos sobre seixos claros trazendo o verde para dentro de casa ou ainda um móvel bacana para colocar o aparelho de som, objetos decorativos, livros, etc.

9 comentários:

  1. Anônimo4/1/10 12:58

    Olá Mary, prazer em conhecer seu blog, muito bonito e organizado, me chamo José Luiz e sou tecnico em informática e te faço uma pergunta: você gosta de desafio? como estou construindo minha casa e ficará o "espaço da escada", como seu hobby é esse, entaum tens um prato cheio na mão...posso lhe enviar uma foto do local?..quer pegar esse desafio?...meu mail é zelucom@hotmail.com...só preciso de idéias...

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/4/10 22:18

    nossa muito legal ..qnd eu ficar rica ....quero uma assim..rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Oi Maricy, tudo bem?
    Adorei seu blog e suas sugestões, mas a minha escada é um grande problema, e até o momento não sei o que devo fazer, será que vc pode me ajudar? Posso lhe enviar uma foto? Grata Adriana Prado.
    drika.prado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Mary, tudo bem???
    Adorei suas dicas, ainda mais que estou em fase de construção....Gostaria de aproveitar e ter uma opinião sua, sobre a escada que quero fazer em minha casa. Tive uma ideia, mas nunca vi em lugar algum, portanto não sei como vai ficar. Eu pensei em usar o espaço embaixo da escada e fazer como se fosse um laguinho e colocar usn peixinhos....o que vc acha dessa ideia???
    angelica_kristina@hotmail.com
    abç

    ResponderExcluir
  5. fernanda.azevedo63@gmail.com1/12/10 16:02

    tudo bom? idéias icríveis!!!! eu tinha muitas dúvidas e coisas q eu nunca imaginei, eu vi aqui.. adorei e parabens por tanta sabedoria e talento!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um espaço(Onde havia uma escada de madeira que retirei)e gostaria de fazer um lavabo.O espaço é de 0,80x2,5 pode me dar uma dica?(o espaço é fechado e nos dois lados e as paredes são ascendentes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mary, bom dia!
    Se eu enviar uma foto da minha sala c/o vão embaixo da escada, vc tem como me ajudar e dar dicas.
    Gostaria de colocar uma pequena cristaleira e um móvel (tipo rack) com tampo para servir bebidas e gaveta deslizantes embaixo para cd´s e dvd´s.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mary
    adorei suas idéias e gostaria de saber se vc pode me dar umas dicas. Comprei uma casa a 5 anos e agora estou resolvida a dar uma renovada. Tem o espaço embaixo da escada na sala, gostaria de colocar uma rack de madeira para o aparelho de som e CDs,mas gostaria de deixar uma bancada.. a parede vou passar grafiato laranja. vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Mary,
    Help me please! rss
    Tenho uma escada vazada, e acredito que para dá uma maior sustentação nela deveria colocar um móvel em baixo, queria fazer tipo armário que desse para guardar bebida, cd, dvd, algumas coisas...Mas tô sem idéias...pode me ajudar??

    ResponderExcluir